9 de janeiro de 2013

As paredes que separam histórias: uma introdução ao Edifício Cinza

Cidade do Pecado, de Leonardo Paris

Quantas histórias pode conter um edifício? Eu sou da opinião de que muitas, cada uma mais singular e interessante que outra, porque cada indivíduo é um universo único de sentimentos e emoções. Dessa forma, uma cidade seria uma enorme biblioteca de milhares de antologias de contos - os próprios prédios, em múltiplas formas, alturas e arquiteturas. E as paredes figuram como páginas, separando histórias que, por muitas vezes, nunca têm a chance de se cruzarem.

Estamos no coração da Cidade - assim mesmo, com letra maiúscula, sendo todas e nenhuma ao mesmo tempo, uma metrópole agitada que encanta alguns e atropela muitos -, em que se ergue o pequeno e desimportante Edifício Cinza, de arquitetura rude e estrutura velha, com suas dúzias de moradores ordinários e inquietos: Lêda vê o fim da vida chegando e questiona-se se está preparada para isso; o veterano de guerra Célio, deixado com a companhia apenas das lembranças; Jorge e sua mania incorrigível de revirar o lixo alheio; o romântico Ulisses, que pressente que seu coração será uma rocha em poucos meses; Mirella e os devaneios que tornam sua vidinha tão normal suportável; Ártemis tem problemas com o pai que se refletem na sua conturbada vida adulta; e Mário é enigmático e preguiçoso para encarar os lances de degraus que o separam do mundo fora do Edifício Cinza.

O projeto "As Crônicas do Edifício Cinza" é um trabalho conjunto de sete indivíduos bem distintos, o que torna o todo formado pelo blog tão heterogêneo e interessante. Utilizando o interfone, à direita, você pode acompanhar cada uma das histórias separadamente e sentir-se também um morador deste prédio, cúmplice da angústia pungente de morar numa cidade prestes a engolir seus sonhos. Mas haverá também espaço para o riso e para a felicidade, como há em toda cidade.

As portas já estão abertas. O sol entra pelas frestas da janela e ilumina as histórias destes moradores que buscam uma motivação para suas vidas cinzas e melancólicas. Quem foi que disse que o cotidiano não pode ser uma incrível jornada?

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Segue acompanhando, Mikaelly. Quem sabe vira uma moradora de tanto saber da vida deles?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. há planos de ter apartamentos para alugar muito em breve.. fica ligadinha, Mikaelly. e obrigado pelo carinho (:

    ResponderExcluir
  5. O projeto é muito bom! Vocês escrevem muito bem, estou encantada.

    ResponderExcluir